Ex-Veterano da Rockstar Obbe Vermeij Diz Que GTA 7 Pode Ser Mais Barato de Fazer do Que GTA 6

Ontem, 15:45
NDRoyal

Com o lançamento de GTA 6 no horizonte (12 anos após seu predecessor), é natural começar a especular sobre como será GTA 7. O ex-diretor técnico da Rockstar North, Obbe Vermeij, recentemente compartilhou suas opiniões sobre o futuro da série durante uma aparição no podcast Kiwi Talkz.

De acordo com Vermeij, a próxima entrada pode ser significativamente mais barata de desenvolver graças aos avanços em inteligência artificial. Embora algumas tarefas ainda exijam input humano, grande parte do trabalho pode ser automatizada.

“Digamos que você faça uma cena cortada. Todos os personagens na cena cortada poderiam ser renderizados por uma IA, incluindo a conversa, se você apenas descrever a cena. Isso poderia ser sua primeira versão de uma cena cortada,” explicou Vermeij.

Os estúdios ainda precisarão de artistas para trabalhos criativos de alto nível, e sempre haverá bugs para corrigir, mas Vermeij acredita que uma grande parte do desenvolvimento pode ser substituída pela automação.

Ele também apontou que a indústria já está se movendo nessa direção: motores modernos agora calculam física e colisões automaticamente.

“Quando comecei, programadores eram cerca de um terço de uma equipe típica e agora talvez sejam 10, 15%. E com IA, ainda mais trabalho será automatizado.”

No final, Vermeij acredita que os gamers têm a ganhar com essa mudança: “Se você puder fazer jogos mais baratos, poderá ter ambientes mais nichados e acho que isso seria muito mais interessante para os gamers. Não acho que a IA fará a parte criativa. Você ainda terá artistas definindo o estilo e a aparência, e ainda terá escritores escrevendo a história. Não acho que a IA possa fazer isso.”

Arquivos recomendados