A Pesquisa de IA do Google Cai em uma Piada, Publica Rumores Falsos sobre o “Botão de Twerk” do GTA 6

Ontem, 13:52
Diana Golenko

A internet foi recentemente inundada com rumores de que Grand Theft Auto 6 teria um “botão de twerk” especial. Memes, tópicos no Reddit e postagens no X (Twitter) se espalharam a uma velocidade impressionante — e até mesmo a visão geral da IA do Google incluiu o “fato” em seus resultados de busca. No entanto, tudo se revelou uma brincadeira orquestrada por um YouTuber.

O homem por trás da farsa é Jeffery Phillips, que disse ao Polygon que passou três meses, de julho até o final de setembro, postando piadas online apenas para ver quão facilmente a desinformação poderia se espalhar.

“Acho que passei um total de 3 meses fazendo esse ‘desafio’. Comecei em julho e terminei no final de setembro. Não tenho ideia de quanto tempo passei postando, mas não foi uma quantidade insana. Alguns dias eu postava apenas uma ou duas coisas”, — Jeffery Phillips

Inesperadamente, o experimento saiu do controle. Devido à nova abordagem do Google — priorizando discussões do Reddit nos resultados de busca da IA — o sistema acabou tratando a piada como fato. Quando um usuário do Reddit pediu provas, Phillips simplesmente respondeu: “A Rockstar me ligou”, e isso por si só foi aparentemente suficiente para que um dos motores de busca mais poderosos do mundo acreditasse.

“Fiquei definitivamente surpreso ao ver que eu até apareci na visão geral da IA. Eu nunca esperaria que meus próprios comentários fossem usados como fonte.”

O subreddit que Phillips criou para o experimento desde então se transformou em um campo de testes para trolling de IA, com usuários postando suas próprias “verdades” falsas para ver se a IA do Google pode ser enganada novamente.

Uma coisa que é real — GTA 6 está atualmente em desenvolvimento em todos os dez estúdios da Rockstar Games em todo o mundo, com a maior equipe baseada na Índia.